7. Em Tudo Dai Graças

“Em verdade vos digo, meus amigos: Não temais; que se console vosso coração; sim, regozijai-vos sempre e em tudo dai graças” (D&C 98:1).

Sobrepujar o Desânimo, o Medo e a Raiva

A vida nem sempre é o que esperávamos. É fácil nos sentirmos sobrecarregados pelo desânimo, pelo medo e pela raiva. Satanás usa tais sentimentos como uma oportunidade para nos atacar e nos levar à autocrítica e a achar falhas nas outras pessoas. Quanto mais nos concentramos em emoções negativas, mais fortes elas se tornam, até que começam a dominar nossos pensamentos, diminuir nossa capacidade de sentir o Espírito e de encontrar felicidade. O provérbio “Como [o homem] imaginou no seu coração, assim é ele” (Provérbios 23:7) aplica-se tanto aos pensamentos negativos quanto aos positivos. Uma maneira de nos opormos às emoções negativas é ponderando e expressando gratidão pelos muitos meios pelos quais somos abençoados.

  • Como podemos reconhecer nossas dificuldades sem ser consumidos por elas?

 

Reconhecer a Mão de Deus em Nossa Vida

Podemos ter muitas razões para ser gratos, mesmo em meio às aflições, mas pode ser difícil ver tudo o que é bom a nossa volta quando nos sentimos sobrecarregados pela tristeza. Para aqueles que se esforçam para ver a mão de Deus na vida desafiadora deles, o Presidente Henry B. Eyring deu este conselho: “A chave (. . .) é receber a companhia do Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos ajuda a ver o que Deus já fez por nós. É o Espírito Santo que pode [nos] ajudar a ver o que Deus já fez. (. . .) Esta noite e amanhã à noite, ao orarem e ponderarem, sugiro que façam a pergunta: Deus mandou uma mensagem específica para mim? Vi Sua mão agir em minha vida e na vida dos meus filhos? Eu vou fazer isso. E então, preservarei essa lembrança para o dia em que eu e meus entes queridos precisarmos recordar o quanto Deus nos ama e o quanto necessitamos Dele” (“Oh! Lembrai-vos, Lembrai-vos”, A Liahona, novembro de 2007, p. 66).

Há muitas ternas misericórdias que enriquecem nossa vida e nos permitem saber que temos um Pai Celestial que nos ama e está ciente de nós de uma maneira muito pessoal. Ao reservarmos um tempo todos os dias para ponderar e registrar as coisas pelas quais somos gratos, a evidência da mão de Deus em nossa vida se torna mais clara. Apreciamos as muitas bênçãos que recebemos no passado. Também ficamos atentos, reconhecemos e nos regozijamos nas bênçãos que recebemos todos os dias. O Élder Gerald N. Lund ensinou: “Às vezes (. . .) as bênçãos vêm de uma maneira incomum e em um momento tão preciso que elas cumprem algo além de nos abençoar. Elas confirmam tão claramente a existência de Deus que nos animam nos momentos difíceis” (Divine Signatures: The Confirming Hand of God, 2010, p. 28. Em nossa jornada de cura, a gratidão muda nosso coração e nos ajuda a sentir alegria por meio da bondade de Deus e do poder redentor de Jesus Cristo.

  • Em que ocasiões você percebeu a mão de Deus em sua vida?

  • O que ajuda você a reconhecer a mão de Deus em sua vida?

Reconhecer Nossos Dons e Talentos

Como filhos de Deus, fomos abençoados com muitos dons espirituais! “Pois há muitos dons e a cada homem é dado um dom pelo Espírito de Deus. A alguns é dado um, a outros é dado outro, para que desse modo todos sejam beneficiados” (D&C 46:11–12). É importante reconhecer e ser grato pelos dons com os quais cada um de nós foi abençoado. A busca para desenvolvermos nossos dons e talentos pode trazer satisfação, crescimento e uma mudança positiva em nossa vida. “Talvez você pense que não tem talento, mas essa é uma conclusão falsa, pois todos temos talentos e dons, cada um de nós” (“A Felicidade É Sua Herança”, A Liahona, novembro de 2008, p. 117). Pode exigir tempo e esforço de nossa parte descobrir e aprimorar os dons que recebemos, mas todos nós temos muito a contribuir por meio das habilidades que Deus nos deu.

  • Quais são alguns de seus dons e talentos?

  • Como a bênção patriarcal ajuda você a identificar os dons e talentos?

Descobrir o Que Há de Bom em Nossos Entes Queridos

Além de reconhecer nossos dons, é essencial que reconheçamos a divindade em outras pessoas, especialmente nos membros da nossa família. Nos relacionamentos, as coisas nas quais nos concentramos determinam grandemente como nos sentimos a respeito de uma pessoa. Pode ser difícil imaginar o que nossos entes queridos seriam sem a dependência. Entretanto, uma parte importante do nosso processo de cura é olhar além da dependência deles e ver quem eles realmente são: um amado filho ou uma amada filha de Deus. Se nos esforçarmos para ouvir e observar com a inspiração do Espírito Santo, podemos ver o potencial em todos, mesmo naqueles que nos magoaram. Nossos relacionamentos podem melhorar e nossos entes queridos dependentes podem ter maior esperança ao escolhermos reconhecer e ser gratos pelas boas qualidades que vemos nas outras pessoas.

  • O que o ajuda a ver as qualidades de seu ente querido?

  • O que é diferente em seu relacionamento quando você procura as qualidades?

 

Expressar Gratidão pelo Salvador e pela Expiação.

Acima de tudo, somos gratos pelo Salvador e pela Expiação. Ele tem estado ao nosso lado, nos bons e maus momentos. Todas as coisas boas que temos vêm do Salvador. Nas palavras de Isaías: “Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação” (Isaías 12:2). Nossa gratidão pode tornar-se como a de Amon: “Minha alegria é completa, sim, meu coração transborda de alegria e regozijar-me-ei em meu Deus.” “Sim, sei que nada sou; quanto a minha força, sou débil; portanto não me vangloriarei de mim mesmo, mas gloriar-me-ei em meu Deus, porque com sua força posso fazer todas as coisas; sim, eis que (. . .) louvaremos o seu nome para sempre” (Alma 26:11–12). Nossa gratidão pelo Salvador nos inspira a ser um pouco melhores, a amar um pouco mais e a nos tornarmos mais como Cristo.

  • Como se sente a respeito do Salvador?

  • Como a Expiação Dele abençoa você?

Estudo do Evangelho

Em espírito de oração, considere usar os seguintes recursos em seu estudo pessoal.

Em Doutrina e Convênios 59:7, 21 (Somos ordenados a agradecer ao Senhor em todas as coisas)

Em Doutrina e Convênios 78:19 (Somos abençoados ao receber todas as coisas com gratidão)

Moisés 5:10–12 (Reação de Adão e Eva diante dos desafios)

Thomas S. Monson, “O Divino Dom da Gratidão”, A Liahona, novembro de 2010, p. 87

Henry B. Eyring, “Oh! Lembrai-vos, Lembrai-vos”, A Liahona, novembro de 2007, p. 66

Dieter F. Uchtdorf, “Gratos em Quaisquer Circunstâncias”, A Liahona, maio de 2014, p. 70

Bonnie D. Parkin, “Gratidão: Um Caminho para a Felicidade”, A Liahona, maio de 2007, p. 34

Richard G. Scott, “Como Viver Bem em Meio ao Mal Crescente”, A Liahona, maio de 2004, p. 100

Vídeos: “Thanksgiving Daily”, “In the Spirit of Thanksgiving

 

Aprendizado e Aplicação Pessoal

As seguintes atividades são para melhorar o aprendizado e a aplicação. Mantenha um diário de pensamentos, sentimentos, ideias e planos para implementar o que aprender. À medida que as necessidades e circunstâncias na vida mudam, a repetição dessas atividades vai fornecer-lhe novas ideias.

  • Leia o discurso do Presidente Henry B. Eyring “Oh! Lembrai-vos, Lembrai-vos”, e procure maneiras de reconhecer a mão de Deus em sua vida. Todos os dias pondere sobre a pergunta: “Vi hoje a mão de Deus se estender sobre nós, nossos filhos ou sobre a família?” e registre seus pensamentos.

  • Pense sobre um desafio ou adversidade que você esteja passando atualmente. Veja esta gravura de Adão e Eva (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 5 e leia Moisés 5:10–12 O que o impressiona a respeito da reação deles à adversidade? O que podemos aprender com o exemplo deles?

  • Assista aos vídeos “Thanksgiving Daily” e “In the Spirit of Thanksgiving”, e pense sobre o que eles ensinam a respeito da gratidão. Leia a declaração do Presidente Thomas S. Monson: “É amável e honroso expressar gratidão. É generoso e nobre agir com gratidão; e quando vivemos sempre cheios de gratidão no coração, tocamos o céu” (“O Divino Dom da Gratidão”, A Liahona, novembro de 2010, p. 87) Como você pode mostrar gratidão?

  • Por que é importante mostrar gratidão? Que bênçãos recebemos ao sentir e mostrar gratidão? Leia e Pondere Doutrina e Convênios 78:19. Leia a história da “cesta de bênçãos” contada pela Irmã Bonnie D. Parkin no discurso “Gratidão: Um Caminho para a Felicidade”, e escreva a seguir as bênçãos pelas quais é grato. Compartilhe essa experiência com um amigo ou um ente querido.

  • Leia o discurso do Élder Richard G. Scott “Como Viver Bem em Meio ao Mal Crescente”, e procure os padrões que ele sugere para vivermos com mais esperança e procurarmos o lado bom em um mundo cheio de maldade. Como você pode usar o que aprendeu para ajudá-lo a apreciar o lado bom da vida?

  • Leia sua bênção patriarcal e procure dons e talentos específicos que o Pai Celestial lhe deu. Se ainda não recebeu a bênção patriarcal, você pode conversar com o bispo para saber como tirá-la.

  • Considere os princípios encontrados nestes hinos: “Conta as Bênçãos” (Hinos, nº. 57); “Vinde Ó Santos” (Hinos, nº. 20); “Eu Devo Partilhar” (Hinos, nº. 135).